Cabeleireiros e barbeiros
Faz já um mês desde que os salões de cabeleireiro e barbeiros estão abertos ao público. Inseridos no primeiro plano de desconfinamento, este setor foi o primeiro contacto que tivemos com esta nova normalidade. O atendimento por marcação passou a ser obrigatório, mesmo nos estabelecimentos onde não era prática comum, de forma a manter ordem no número de pessoas dentro do espaço. Este número não é exato para todos os salões, já que é calculado tendo em conta a sua área útil, já o número de cadeiras e postos de manicura e pedicura, foram reduzidos a metade. O uso de máscara de proteção individual é obrigatório, assim como a desinfeção das mãos ao entrar e sair do salão. E por falar em desinfeção, esta também é feita no espaço e nos materiais aquando do atendimento de cada cliente. A Direção-Geral da Saúde pede também a permanência da porta aberta de forma a manter o espaço arejado e reduzir ao mínimo o toque nos puxadores e manípulos.
Espaços de estética e manicure
![]()
Lojas
Há muito se esperava a reabertura dos estabelecimentos comerciais pelo país. Embora muitos dos espaços continuem encerrados, mas naqueles que têm já as portas abertas é necessário ter em mente o cumprimento das normas implementadas. Em primeiro lugar, lembramos que o horário de funcionamento foi reduzido e por isso, nada como confirmar o mesmo de forma a evitar uma viagem desnecessária. Para além do uso obrigatório de máscara, deve tentar ao máximo manter uma distância de segurança de cerca de 2 metros, assim como desinfetar as mãos ao entrar e sair de cada loja.
![]()
Estúdios de tatuagens e piercings
Há muito que os body artists pediam para voltar ao trabalho. O dia finalmente chegou e embora sejam já por si, espaços onde impera a limpeza e desinfeção das superfícies e materiais, também aqui há novas regras obedecer. A par com todos os espaços já falados anteriormente, mantêm-se a obrigatoriedade do uso de máscara individual, assim como a desinfeção das mãos com solução à base de álcool à entrada. Para além da marcação prévia, é também desaconselhada a presença de acompanhantes, assim como, a presença de pessoas em locais de espera e circulação das mesmas reduzida ao essencial. Os espaços de atendimento devem ser higienizados e desinfetados após o atendimento de cada cliente. No que diz respeito aos materiais e equipamentos, as entidades responsáveis aconselham a que apenas estejam dispostos aqueles que serão utilizados, mantendo os restantes em gavetas. Os tatuadores estarão sempre protegidos com a respetiva máscara, luvas e avental descartável, quando se fala de procedimentos mais próximos da face e vias respiratórias, devem também munir-se de viseira ou óculos de proteção e touca.
Ginásios, Spas e Piscinas
![]()
Quanto às piscinas, apenas de pede uma distância de segurança de cerca de 3 metros, assim como a utilização de óculos aquáticos evitando o contacto com as mãos, estas devem ser desinfetadas à entrada do cais da piscina. Saunas, banhos turcos, solários, hidromassagem e jacuzzis continuam encerrados até informação em contrário.
Aconselhamos sempre o contacto de cada estabelecimento de forma a conhecer as regras específicas de cada espaço. Lembramos que estas são as normais gerais indicadas pela Direção-Geral de Saúde.