![]()
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bj-Se8ClltV/”/]
No Instagram de Rachel Portesi, conseguimos ficar a par do seu encantador trabalho que une a fotografia ao cabelo. Num primeiro olhar, podemos remeter as fotografias ao período vitoriano pela paleta de cores que se situa entre o sépia e o preto com uma pitada de nostalgia, mas não, são registos fotográficos bem atuais.
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/BwfCxb1FQiI/”/]
À edição britânica da revista Vogue, Rachel revelou ter começado o projeto durante uma semana em que se deixou mergulhar de pés e cabeça na residência artística Vermont Studio Center. Por lá, deu uso à imaginação e retirou dos escombros a ferrotipia. Ainda à Vogue, Rachel disse que tinha acabado de ser mãe quando deu início ao projeto. Meio perdida e sem saber o que rumo dar à sua vida, voltou a reencontrar-se tudo graças à arte e à Beleza de “Hair Portraits”.
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bfbe5T_AKKS/”/]
Primeiro, começou a fotografar o seu próprio cabelo, depois convidou os seus amigos mais próximos e colegas de profissão. Capturar a essência do cabelo, elevar os fios até ao limite e explicar o que está por trás de cada um e, por vezes, com a ajuda de flores e outros acessórios é o mote do trabalho da artista. “Hair Portraits”, de Rachel Portesi, está em exibição no Brattleboro Museum & Art Center, em Vermont, até ao dia 21 de fevereiro de 2021.