Devemos seguir o nosso ritmo interno natural e, à medida que entramos na Primavera, também a nossa alimentação e as nossas rotinas precisam de uma “limpeza primaveril”.
A Ayurveda divide o ano em três estações, baseando-se nos três doshas (*) predominantes em cada uma delas, e a Primavera é a estação do dosha Kapha. É a estação das plantas brotarem, do ar aquecer, de comidas mais leves e quentes. É a estação do crescimento, da esperança e da renovação. Durante a Primavera, as toxinas acumuladas e os doshas começam a mover-se e, à medida que o agni (fogo digestivo) enfraquece, torna-se mais fácil expelir toxinas do nosso corpo. Razões pelas quais este é o momento natural e propício para detox e purificação mais profundas. O dosha Kapha tem, predominantemente, qualidades oleosas e pesadas, por isso nesta estação devemos equilibrar com comidas frescas e rituais nutritivos.
(*) para a Ayurveda, dosha é uma das três substâncias presentes no nosso corpo: Vata, Pitta e Kapha.
DIETA RECOMENDADA PARA A PRIMAVERA
– Muitos VERDES: agrião, dente-de-leão, espinafres, kale, couves, rúcula, micro verdes – especialmente nutritivos e com elevada concentração de clorofila; todo um conjunto de plantas naturais que ajudam a limpar as paredes intestinais;
– REBENTOS frescos: de feijões e alfafa;
– VEGETAIS: nabo, rabanete, espargos, alcachofras, couve-de-bruxelas, couve-flor, ervilha – ligeiramente cozidos tornam-se mais digeríveis;
– ESPECIARIAS QUENTES: pimenta caiena, flocos de chili, pimenta preta, cominhos, cravinho, canela;
– LEGUMINOSAS: grão-de-bico, feijão mungo, lentilhas;
– FRUTAS ADSTRINGENTES: maçãs, limões, limas, frutos vermelhos – estes são especialmente benéficos na limpeza da linfa, o que potencia o sistema imunitário, a saúde mental e a digestão;
– BEBIDAS à temperatura ambiente: chás confortantes como gengibre ou chai.
COMIDAS A EVITAR
– Lacticínios;
– carnes vermelhas;
– frutos secos / manteigas de frutos secos;
– fritos e óleos e gorduras de cozinha;
– bananas;
– doces;
– pães e massas.
Em suma, comidas que sejam pesadas ou promovam excesso de muco no organismo.
RITUAIS DE SELF-CARE
Para complementar a dieta sazonal, desfruta de rituais nutritivos como:
– Acorda com o sol. Especialmente nesta estação, é recomendado acordar antes das 06 da manhã (o chamado período Brahma Muhurta) e começa o dia a beber um copo de água morna com algum sumo de limão (espremido na hora) – isto ajuda a eliminar toxinas.
– Usa um raspador de língua todas as manhãs para remover o ama acumulado (ama é um produto tóxico resultante da digestão que assume a aparência de uma película branca ou castanha na língua, após uma noite de descanso e digestão).
– Faz uma massagem abyhanga (auto-massagem) antes do duche, usando um óleo natural como óleo de girassol, sésamo ou amêndoa.
– Incorpora atividades vigorosas como caminhada vigorosa ou corrida leve na sua rotina matinal.
– Enraíza-te, caminhando descalça em contacto com a Mãe Natureza – na praia, no campo, no jardim…
– Traz leveza à tua Primavera assegurando-te que tens tempo de diversão: dança, passeia os teus cães, caminha na natureza, desfruta de tempo de qualidade com amigos e família…
– Faz uma limpeza geral à tua casa, limpando tudo o que possa ser “amigo” de fungos (uma vez que esta é uma estação propícia a alergias).
– Celebra a estação com posturas de yoga que te enraízem como a postura da árvore ou pássaro do paraíso.
Finalizo este artigo que já vai longo com um mantra para esta estação:
NUTRE A TUA INTENÇÃO DE CRESCIMENTO.