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Outras coisas

Descobrimos algumas das lojas mais bonitas à volta do mundo

Alguns deles premiados, estes espaços destinados ao usufruto da Beleza propõem uma nova abordagem na arquitectura de interiores de perfumarias, lojas de cosmética ou salões de cabeleireiro, aliando o bem-estar ao design.

por Agosto 3, 2018, 19:00
Por Agosto 3, 2018, 19:00
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Alguns dos projectos de arquitectura e arquitectura de interiores mais assinaláveis, do Japão aos EUA, reunidos aqui, como prova do que mais extraordinário, sensível e emocional é desenhado por este mundo fora. Do Japão, conhecido pela sua estética depurada, e especialmente rico em salões de cabeleireiro, à perfumaria de cosméticos naturais em Paris, ou o salão pop de manicure em Los Angeles, um apanhado para deleitar olhos e despertar curiosidades.

Arkhe – Cabeleireiro

Localização: Chiba, Japão / Fotografia: nacasa & partners / Arquitectos: Moriyuji Ochiai Architects

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Arkhe refere-se à antiga crença de que a água é a fonte de toda a criação e todo o projecto foi gizado em torno do tema da água. Recebeu 11 prémios, entre eles um iF Communication Design Award, e foi desenhado pelo colectivo Mortiyuki Ochiai.
“Projectámos este espaço de beleza com base no charme de suas matérias-primas, com o recurso ao alumínio, realçando a beleza do material, materializando um espaço cheio de luz transitória e em constante mudança, como o reflexo da luz no superfície da água”, dizem os arquitectos. A folha de alumínio reciclável foi usada para expressar o fluxo de água no cabelo, reflectindo a luz suave, e preenchendo o espaço com curvas sensuais.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

As paredes estão pintadas num tom de prata que imita o reflexo cintilante da luz na superfície da água. O brilho do alumínio muda livremente, imprimindo uma função e atmosfera adequada a cada área: um espaço fluido e com tecto alto para a área de corte de cabelo; um espaço mais austero e com desníveis em altura para a área do corredor central e outro espaço com um tecto baixo para a zona de espera. Tal permite perceber as mudanças na luz ao longo do dia (do branco brilhante, durante o dia, aos tons azuis e roxos, mais emocionais, à noite), de acordo com a localização do observador e a passagem do tempo, bem como experimentar um espaço com atmosferas diversas.

Hues Hair – Cabeleireiro

Localização: Melbourne, Austrália / Projecto de interiores: Adriana Hanna

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Hues é um projecto da arquitecta australiana Adriana Hanna, inaugurado em 2016, e reflecte a sua interpretação não convencional de um salão de cabeleireiro, com base na paleta cromática e no mobiliário escultórico escolhidos. Dirigido por Jamie Hughes, os produtos são maioritariamente da marca O&M, conhecida por incluir o mínimo de agentes químicos nas suas composições.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Para se destacar da concorrência, Hanna procurou peças de designers e artistas como Jeppe Hein, Ettore Sottsass e Emily Floyd. “O salão está situado numa área muito saturada de cabeleireiros e como tal o design obedece à preocupação em criar um espaço memorável”, disse. “A intenção em torno do planeamento e organização dos espaços foi divergir da tipologia previsível de salão de cabeleireiro, que normalmente organiza os clientes em fila diante de uma parede.”
A cor desempenha um papel fundamental na definição de zonas dentro do espaço. Os topos das paredes foram pintados num tom rosa poudré e o chão e as paredes são coloridos num verde intenso, arrojado.
Para manter o mais alto nível de privacidade, as áreas de lavagem de cabelo estão escondidas em nichos discretos, e a área de corte principal é dividida em duas através de um par de estruturas geométricas. Peças de mobiliário como as cadeiras Eumenes de Paola Navone pretendem contrastar com o ambiente austero.

Harmay – Cosmética

Localização: Xangai, China / Fotografia: Jerry Yin / Arquitectura: AIM Architecture

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

O atelier AIM viu aqui uma oportunidade única para trazer uma marca virtual para o mundo real com o design desta loja, com paredes de tijolo e revestimentos em cimento bruto, num estilo marcadamente industrial.
Com mais de 1 milhão de utilizadores on-line, a marca Harmay pretende cultivar experiências on-line e off-line e esta primeira loja é uma espécie de “antídoto” para as visitas virtuais. Localizada em Anfu Lu, a loja é um espaço bonito, e visceral, e quer ser a experiência da compra para lá do ecrã do computador, como um debate em torno das compras online versus as compras físicas, considerando que as transacções no mercado de compras on-line na China totalizaram cerca de 4,7 trilhões de yuans só em 2016.

Arquitectura e Beleza: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Inspirar alguém a deixar o conforto de sofá para comprar algo on-line e sair à rua está na base deste projecto. O piso térreo exibe as ilhas de produtos destinados à compra, reflectindo um estilo de linha de produção do balcão de vendas que direcciona os clientes para a caixa antes de conduzi-los para cima, através da escada de aço em espiral. No primeiro andar, os compradores on-line recém-convertidos sentem-se de regress ao conforto da sua casa e encontram uma zona lounge, com tapetes feitos à mão e móveis todos diferentes, seleccionados para esta área, destinada a eventos e lançamentos de novos produtos.

Heliocosm – Cosmética

Localização: Paris / Fotografia: David Foessel / Arquitectura: Freaks Architecture

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

O estúdio francês Freaks Architecture  projectou um túnel de madeira rectangular dentro desta loja de cosméticos de Paris. A Heliocosm exibe paredes de turquesa brilhante e uma mesa onde os clientes podem misturar os seus próprios cosméticos naturais. A abertura talhada na caixa de madeira dirige os clientes para a mesa recuperada, de segunda mão, e prateleiras integradas exibem os produtos. Este túnel conduz a uma área de workshop e a um espaço lounge, onde uma fotografia na parede cria a ilusão de uma janela voltada para as montanhas cobertas de neve.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Color Camp – Salão de manicure

Localização: Los Angeles, EUA / Fotografia: Jennifer Chong | JChong Studio/ Arquitectura: J. Byron-H

Arquitectura e beleza: as lojas mais bonitas à volta do mundo

A equipa do atelier de arquitectura J Byron-H estabeleceu uma parceria com o estúdio de branding Weekday Studio para criar o conceito de design de interiores da Color Camp, um salão de manicure em Los Angeles, localizado no Beverly Boulevard. “Queríamos evocar a sensação de descoberta lúdica e evitar o ambiente previsível e desordenado, frequentemente associado aos salões de manicure de hoje em dia”, escrevem na sua página.
Assim, gizaram um espaço branco, luminoso, animado por formas arrojadas – círculos, semicírculos, formas côncavas e convexas que tocam as mesas, prateleiras, portas e produtos. Uma parede com um mural e os bancos azuis personalizados imprimem pinceladas de cor, em modo pop. Os materiais industriais, como o cimento e o aço, são revestidos por uma nuance de rosas, laranjas e azuis vibrantes.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

“Um dos desafios deste projecto foi tornar o espaço interior existente, extremamente estreito, aberto e convidativo, sem perder a funcionalidade de um salão de beleza. O principal elemento organizacional do espaço é o balcão de manicure: uma mesa longa, onde os clientes e técnicos podem escolher ficar sentados ou em pé. Acima da balcão, a prateleira de suspensão é uma estrutura de utilidade multi-usos que funciona como espaço de arrumação, com iluminação e sistema de áudio. O topo da estrutura é acentuado com uma exuberante variedade de plantas tropicais. Do outro lado do corredor, há uma série de mesas de aço inoxidável, que parecem dobrar como papel e pairar acima do solo. Os bancos e cadeiras do bar foram personalizados para o espaço em colaboração com o designer local Chris Conde.

 Maison Lexia – Cosmética

Localização: Osaka, Japão / Fotografia: Yasuhiro Takagi, Yosuke Hishikawa / Arquitectura: Torafu Architects

Arquitectura e beleza: as lojas mais bonitas à volta do mundo

O atelier Torafu Architects projectou o interior da Maison Lexia, uma marca de beleza japonesa conhecida pelos seus processos de produção internos. Situada atrás de um prédio de escritórios, a loja apresenta paredes em arco e passagens que alteram os tons pastel, que definem os diferentes espaços.
“Este projecto tem em conta os produtos da marca, feitos internamente, desde o fornecimento de matérias-primas e extracção de essências ao fabrico e mistura de fragrâncias. Além dos balcões dos produtos, toda a panóplia de ingredientes ​​estava confinada a um espaço compacto que foi duplicada com um balcão de aconselhamento e uma zona de tratamento dentro de uma área de aproximadamente 20m². Agora, os extractos vegetais utilizados como matéria-prima ganharam toda a visibilidade, bem como o logótipo da empresa, no topo da parede do fundo, e por cima dos expositores, a fim de promover a consciencialização do conceito da marca”, escrevem os arquitectos.

Beleza e arquitectura: as lojas mais bonitas à volta do mundo

Também o jogo de sombras das luminárias originais ilustram obras de arte representando plantas, feitas pelo visual artist da marca, Nobuto Fukutsu, e actuam como um símbolo de distinção no espaço, localizado num department store onde as áreas não podem ser delimitadas por paredes. O resultado é uma loja compacta, porém meticulosamente pensada, onde o papel de cada componente é visível e elucidativo.

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