Se parece impossível medir a influência que a Glossier tem não só sobre o consumidor e o mercado, mas também sobre outras marcas de cosmética, basta fazer uma pesquisa por alguns sites de beleza (e dar uma voltinha ao instagram) para perceber que Emily Weiss, fundadora da marca americana, não criou apenas uma marca. Criou um movimento, uma estética, um ideal de lifestyle.
A escala do efeito Glossier é tal que o espaço para marcas (muito) semelhantes existe no mercado, pelo menos por enquanto. Pouco depois do lançamento da Glossier, começaram a surgir outras empresas que partilham a mesma estética girly e cor-de-rosa: a Saturday Skin, a Alya Skin e a Glow Recipe, com as suas embalagens millennial pink, e a Milk Makeup e a Hero Beauty, com o mesmo tipo de letra bold e a predominância dos tons pastel, são apenas algumas delas. Em termos de produtos, vendem todas a mesma filosofia (produtos divertidos, versáteis e fáceis de utilizar) ao mesmo público alvo: adolescentes e jovens com uma forte presença nas redes sociais.
![]()
O foco destas novas marcas é o meio ambiente e uma beleza clean, com fórmulas sustentáveis a todos os níveis. A maioria dos produtos são dedicados aos cuidados de rosto, um mercado que tem vindo a crescer cada vez mais, e atentam a necessidades como o anti-envelhecimento da pele.
Um exemplo é a Circumference NYC, cujo slogan é “beauty beyond the bottle”. A marca americana de cuidados de rosto defende que os produtos de beleza não deviam ter o impacto negativo que têm no ambiente – dos químicos tóxicos à más políticas de manufactura, as consequências negativas desta indústria vão muito além do impacto positivo que certos produtos possam ter na nossa pele.
![]()
O factor apelativo de produtos como os da Glossier continuará a existir enquanto estes tiverem um público, mas agora há também uma indústria para os clientes que tinham sido temporariamente neglicenciados, indústria essa que, não sendo anti-Glossier, é certamente o seu oposto. Quase que podemos olhar para ela como uma irmã mais velha, mais crescida, mais segura de si mesma e daquilo que procura.