Vivienne Westwood, mãe do punk e activista desde os anos setenta, tem desde essa década usado a moda como veículo de ideias (e ideais) políticas, culturais e ambientais: foi das primeiras criadoras a falar abertamente do impacto ambiental do consumismo, é embaixadora da Greenpeace, defensora apaixonada dos Direitos Humanos e uma parte vital de campanhas que lutam contra o aquecimento global. Mas embora Westwood saia muitas vezes à rua para protestar, um dos seus palcos mais mediáticos continua a ser a Semana da Moda de Londres.
No desfile para o Outono-Inverno de 2019, a designer britânica lançou um grupo de modelos e actores pela passerelle, que seguravam em microfones enquanto falavam apaixonadamente para a audiência sobre as consequências do consumismo. Uns falavam sobre o Brexit, outros ainda sobre determinadas leis americanas.
![]()
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/BuABsOTAi-K/”/]
Alguns modelos apareceram com toques de dourado na tez, como se fossem feitos de latão, enquanto outros desfilaram com próteses de narizes que os deixavam parecidos com o famoso Pinóquio. E porque o protesto/desfile de Westwood acusava os meios de comunicação social de mentirem à população, os longos narizes, semelhantes ao do boneco de madeira, que crescia sempre que este mentia, representavam essa mesma ideia na perfeição.
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bt_xSxZgrGD/”/]
A apresentação de Vivienne Westwood foi exemplo de como a Beleza pode estar tão perfeitamente alinhada com a visão e a mensagem de um desfile – de tal forma em sintonia, que fala por si.