Franjas mergulhadas em glitter, flores nas maçãs do rosto e testas cintilantes. A Semana da Moda é sempre uma explosão de criatividade – seja na roupa, ou em Beleza -, e a mais recente Semana de Alta Costura em Paris não foi diferente. Descubra os nossos visuais favoritos, em baixo.
As lágrimas de Pierrot
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bs6MdcuHgGz/”/]
“Para este look, Maria Grazia Chiuri (directora criativa da Dior) queria algo entre o punk e o circo, um visual intenso e um pouco bagunçado”, explicou Peter Philips, director de imagem da Dior Make-Up, à Harper’s Bazaar.
![]()
Testa disco
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bs-Jb4nlvjR/”/]
A loucura do glitter que invadiu as Semanas da Moda da estação passada não diminuiu nas novas colecções de Alta Costura. Exemplo disso é a maquihagem em Givenchy, que, pela mão de Pat McGrath, cobriu a parte de cima dos rostos de várias modelos em glitter prateado.
À semelhança de Dior, o resto do look manteve-se mais discreto, deixando os olhos (literalmente) brilhar.
São flores, senhor
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bs8gVN3hQIW/”/]
As flores no cabelo não foram um fenómeno exclusivo do desfile da Chanel. Em Alexis Mabille, a equipa de Beleza liderada por Lloyd Simmonds (na maquilhagem) e Beppe D’Elia (nos cabelos) usou tons néon nos olhos, mas em vez de escolherem um visual gráfico ou dramático, optaram por esbatê-las para um efeito mais suave.
As flores foram colocadas ao longo da linha do cabelo e das maçãs do rosto das modelos, para um resultado final feminino e delicado.
Franja + glitter
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bs80F2JHqYi/”/]
Se quiser fazer algo de diferente com a sua franja, inspire-se nos cabelos no desfile de Iris Van Herpen – franjas cortadas a direito e mergulhadas em glitter, criadas por Martin Cullen para acompanhar a maquilhagem minimalista de Terry Barber. O visual “ultra bege” foi conseguido utilizando apenas o Waterweight Concealer e o Pure White Chromaline, ambos da MAC.
Estátuas alienígenas
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/BtAzzTdB4w6/”/]
O primeiro desfile de Alta Costura da Balmain em dezasseis anos tinha de ser algo do outro mundo. O branco, uma das principais cores da colecção, esteve também presente nos cabelos e na maquilhagem, que se cobriram totalmente neste tom (pestanas e sobrancelhas incluídas). O resultado? Um look meio alienígena que serviu de tela para as silhuetas exuberantes que foram apresentadas.
Pintura de guerra
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bs-4_dsFlyV/”/]
Para acompanhar a colecção extremamente colorida da Maison Margiela, as modelos desfilaram com perucas e acessórios, muitos deles feitos à mão por escultores e especialistas de embalagens industriais.
Misturando referências do punk e do grunge, o hairstylist Eugene Souleiman encheu de produto os cabelos de vários modelos, de forma a dar-lhes um aspecto molhado e oleoso e moldando-os à volta do rosto. As perucas tinham mil e uma cores fluorescentes e diferentes penteados. Na maquilhagem, Pat McGrath criou o efeito de máscara/fita branca sobre os olhos dos modelos, aplicando pigmento branco mate de uma têmpora à outra. A pele era sempre luminosa, graças aos iluminadores da conhecida marca da maquilhadora.
Olhar de plumas
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/Bs_1DCOFoGc/”/]
Outro backstage dominado pela equipa de Pat McGrath foi o da Valentino, onde algumas modelos desfilaram com plumas coloridas em redor dos olhos. A makeup up artist pintou os olhos das modelos com eyeliner preto, as pestanas com a nova máscara FetishEyes, e depois colocou várias plumas para um efeito tipo ave do paraíso. Noutras modelos, McGrath pintou flores em tons pastel ao longo das têmporas e maçãs do rosto, cobrindo-as com um véu de glitter.
Em termos de cabelo, Guido Palau manteve os looks simples e clássicos, penteando cabelos curtos e compridos para trás, com risco ao meio.