Disclaimer: este artigo está livre de spoiler. Ou talvez só um pouco. Mas falando do que interessa. ‘Gambito de Dama’ é o mais recente sucesso da Netflix. A mini-série conta a história de Elizabeth Harmon – ou Beth, como a mesma prefere – uma orfã, que se revela um verdadeiro prodígio do xadrez. A personagem é interpretada por Anya Taylor-Joy, quando esta chega à adolescência e cuja prestação está irrepreensível.
![]()
[instagram url=”https://www.instagram.com/p/CG_K5iqnvmB/”/]
Para quem já viu a série de fio a pavio, terá percebido que o cabelo e maquilhagem são também personagens em ‘Gambito de Dama’. O primeiro impacto é quando Beth chega ao orfanato e lhe é cortado o cabelo acima dos ombro e microfranja. Logo aí, percebemos que haverá uma forte ligação entre os momentos marcantes da personagem e os seus visuais. O que realmente se vai confirmando. Com a mudança de penteado e o uso de maquilhagem à medida que a jogadora de xadrez vai crescendo.
![]()
O cabelo curto bem penteado, o eyeliner e o batom são símbolos de uma Beth crescida, capaz de derrotar adversários. E mesmo em momentos onde a Beth alcoólica e viciada em comprimidos aparece, lá está um mega eyeliner gráfico estilo anos 60, Twiggi-inspired, para ajuda à cena. Nem o lenço na cabeça faltou para definir uma nova fase. Mas o melhor mesmo é assistir à mini-série.