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Maquilhagem

O que faz um Face Designer? Fomos descobrir.

Ensinar jovens maquilhadores, aguentar a pressão do backstage, criar looks para clientes especiais ou privar com Linda Cantello. Estivemos com Michael Latus em Lisboa, um dos Face Designers internacionais de Armani Beauty, que nos contou um pouco sobre o seu trabalho.

por Julho 25, 2018, 21:00
Por Julho 25, 2018, 21:00
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Em que é consiste o trabalho de um Face Designer?

Bem, há várias coisas que tenho de fazer. Eu sou responsável pela Alemanha, sou o maquilhador nacional, ou, como dizemos na Giorgio Armani, Face Designer, e sou também formador. Por um lado sou responsável pela formação de vários maquilhadores, tenho cerca de 38 formandos que trabalham em pontos de venda. Dou-lhes formação, familiarizo-os com os novos produtos, as novidades, as técnicas de venda para criar momentos específicos para os clientes. E depois nas nossas lojas principais faço eventos com clientes duas vezes por ano. E ainda faço editoriais, produções com influencers, tutoriais. Por isso há muitas coisas que fazem parte de ser um Face Desginer.

Como é um dia normal?

Depende, se estiver a fazer vendas normalmente é com marcações com clientes, que vêm com expectativas para atingir determinados looks que não conseguem fazer sozinhos. Mas também posso estar a fazer um editorial ou backstage num estúdio. E depois também tenho as formações, que é onde ocupo grande parte do meu tempo. Diria que os meus dias são 50% formação, cerca de 30% passados nos pontos de venda e uns 20% em produções.

Como é que entrou no meio da maquilhagem?

Começa na minha juventude, eu era dançarino, não de ballet mas de danças latinas e danças de salão. Tinha de dançar com uma rapariga e, para as competições, as raparigas têm de estar super arranjadas, com cabelo feito e rosto maquilhado e eu comecei a fazer a maquilhagem da minha parceira porque não gostava do que eles faziam (risos). Esse foi o ínicio. E foi ótimo, porque quando nós aparecíamos toda a gente dizia “uau, a tua miúda está maravilhosa”. E eu dizia “sim, fui eu que fiz” (risos).

Foi quando percebeu que tinha talento?

Sim. Depois de acabar a escola fiz formação profissional em Business na Douglas, o que já era ligado a beleza. E daí fui para o campo, comecei em 1995. O meu primeiro contrato foi a Prada, não com a Prada perfumes, mas sim com o skincare. No final dos anos 90, e início dos anos 2000, Miuccia Prada decidiu lançar – muito antes de lançar as fragrâncias – uma linha de skincare. E eu fui responsável pela Alemanha, Áustria e Suiça, o mercado que fala alemão, pela formação para lançar este skincare super exótico. Mas as cores estavam a faltar… E recebi uma proposta da YSL.

E aí entrou finalmente na maquilhagem.

Sim, porque eu já era viciado em maquilhagem antes, mas o desafio da Prada era super interessante para mim, até porque eu sempre quis dar formação, eu adoro partilhar o conhecimento com os outros, e era uma boa oportunidade de trabalhar a nível nacional. Além disso queria viajar e conhecer. Mas acabei por saltar para o mundo da cor e a YSL era a maior nisso, então juntei-me a eles em 2002 e fiquei lá durante 15 anos. Entretanto, há dois anos que estou responsável pela Giorgio Armani e estou muito feliz.

O trabalho implica lidar com referências incontornáveis da maquilhagem, como Linda Cantello.

Sim, tenho muita sorte de trabalhar com ela [Linda Cantello é atualmente makeup artist internacional da Giorgio Armani]. Na verdade, eu já a conheço do tempo da YSL. Tive a oportunidade de trabalhar dois anos com ela, mas não era ainda um makeup artist nacional, fui uma espécie de assistente dela por duas vezes em eventos na Alemanha. Mas depois o destino voltou a juntar-nos (risos). Vi-a a primeira vez no ano passado e foi muito bom porque ela me convidou diretamente para um show da Emporio Armani, para fazer maquilhagem no backstage e felizmente agora fiz o meu quinto show, também fiz Privé.

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E gosta do ritmo do backstage?

Sim, mesmo quando és experiente, ficas sempre entusiasmado. Nós trabalhamos no coração de tudo, no teatro em Milão, que o senhor Armani construiu, e no topo está o seu escritório… Então é tão perto de estar no coração da marca. É incrível. A primeira vez que lá estive fiquei completamente arrebatado. E também por vê-lo, lá. Ele está no backstage.

Isso surpreendeu-o, ver Giorgio Armani no backstage?

Sim, claro. Porque para mim foi a primeira vez. Mas claro que faz sentido, ele tem de estar lá para dar os retoques finais. Mas vê-lo ali, nesta alta concentração, e ele estava tão concentrado em tudo, e o ambiente está com esta energia altíssima, foi incrível.

Quais são os seus looks favoritos de momento?

Bem, lançámos agora a linha Neo Nudes, por isso, ainda que eu adore cor, agora estou completamente fascinado por fazer looks nude, mas, ao mesmo tempo, perfeitos. Ou seja, o look nude que tu não consegues ver, que dá perfeição à tua personalidade.

Que personalidades é que acha que hoje são verdadeiros ícones e beleza?

No mundo Armani temos a Cate Blanchett, que tem tanta classe, ela é incrível! E eu tenho imensas inspirações do passado, que acabam por influenciar-me. Uma delas foi a cantora Annie Lennox, que na minha juventude ela era um ícone de maquilhagem. Eu era tão fascinado pelos looks dela, e tentava recriar alguns deles, sobretudo os dos videoclipes do final dos anos 80. Ela era uma trendsetter e influenciou-me imenso.

Quem é que adoraria maquilhar?

Ui, imensas pessoas. Mas atrizes italianas, como a Monica Bellucci, com os olhos grandes. Eu adoro fazer maquilhagens clássicas. Além dos nudes, adoro fazer maquilhagens sofisticadas em atrizes com olhos grandes e muito expressivos. Ou cantoras. Há várias cantoras de ópera que adoro e adoraria maquilhar.

#RealFluencersEntrevistaGiorgio Armani BeautyMichael Latus
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