Quer acumule mil e um cremes no armário da casa de banho ou escolha uma abordagem mais minimalista aos cuidados de pele, uma coisa é certa: os produtos certos fazem a diferença e a pele agradece uma rotina que a mima e hidrata sempre que possível.
Em termos de skincare, não há idade para começar a aprender sobre o assunto porque as necessidades da nossa pele vão mudando ao longo da vida, o que nos obriga a estudar coisas novas constantemente. No entanto, para aquelas pessoas que são realmente principiantes – se não usa quaisquer tipo de produtos, se a sua rotina de beleza consiste em lavar o rosto com água, ou se usa um creme aleatório cujas propriedades não sabe bem se são sequer benéficas para a sua pele -, existem noções básicas que podem ser aprendidas para conseguir uma pele mais saudável e feliz.
A importância do passo a passo
Antes de partilharmos alguns produtos chave consigo, é importante alertar para a importância de testar um de cada vez, especialmente se a sua pele não está habituada a uma rotina de beleza. Mesmo que decida comprar vários artigos de uma vez, aconselhamos que os teste gradualmente, dando-lhes tempo para terem um impacto na sua pele e de alertarem para reacções menos boas ou alergias, se for esse o caso.
Básico dos básicos: creme hidratante diário e cleanser
Se não tem quaisquer produtos de cuidados de rosto, a prioridade deve ser comprar um creme hidratante diário e um produto de limpeza de rosto, independentemente do seu tipo de pele.
![]()
Na galeria em baixo, reunimos quatro cremes diários hidratantes com preços abaixo dos 15 euros.
Um cleanser e um desmaquilhante são coisas diferentes: enquanto o desmaquilhante faz aquilo que o próprio nome indica, remove a maquilhagem, o cleanser limpa a pele em maior profundidade, removendo sebo, impurezas e bactérias. Existem cleansers que também não desmaquilhantes, mas se usar estes dois produtos separados, o desmaquilhante ser utilizado antes do cleanser, de forma a deixar uma superfície limpa onde o segundo produto possa actuar.
Entre um e outro, se não usar maquilhagem ou já tiver um desmaquilhante, investir num cleanser é fundamental para uma pele bonita e descongestionada, livre de impurezas e preparada para receber todos os benefícios do creme hidratante diário.
O segundo passo: esfoliante e tónico
Se já comprou (ou já tinha) os primeiros dois produtos, o segundo passo é investir num esfoliante e num tónico. Em termos de esfoliantes, são produtos que limpam os poros em profundidade e regra geral de forma mais agressiva que os cleansers, mas igualmente necessários para remover células mortas e deixar a pele mais limpa e brilhante. Se quer começar a fazer máscaras faciais, por exemplo, a esfoliação é um passo muito importante que garante que a pele está pronta para receber todos os nutrientes da máscara.
Existem esfoliantes químicos e físicos, e ainda ferramentas como a Luna da Foreo e as escovas da Clarisonic que lhe permitem esfoliar a pele enquanto utiliza um cleanser. No entanto, em termos de opções mais acessíveis, os quatro produtos abaixo são perfeitos para começar.
Num primeiro tónico, deve favorecer as fórmulas livres de álcool (que costuma secar a pele), especialmente se a pele do seu rosto for seca. Para as peles oleosas, a chave é uma composição adstringente, que minimiza a oleosidade excessiva e fecha os poros sem irritar.
Os mimos extra: máscaras, séruns, & more
Os restantes produtos de skincare são mais opcionais, mas sempre recomendados. Deixamos-lhe pequenas definições de cada um, para que possa começar por investir naqueles que lhe despertam a curiosidade em primeiro lugar.
![]()
Sérum – Consoante o sérum que escolher, os ingredientes activos da sua fórmula (que é mais concentrada que a do creme hidratante) vão atacar o problema da sua pele. Talvez queira alisar rugas, eliminar certas manchas, ou talvez tudo o que procura seja um produto para iluminar a tez. Seja qual for o seu objectivo, existe algures um sérum que ajudará a cumpri-lo.
Óleos – Perfeitos para quando a pele precisa de hidratação extra, especialmente no caso das mais secas e desidratadas. À semelhança das máscaras e dos séruns, é importante fazer uma pesquisa e descobrir que produto melhor responde às necessidades da sua pele.
Tratamentos localizados – Certos produtos foram criados para serem aplicados apenas por cima de borbulhas, por exemplo. Embora não sejam recomendados a toda a gente, são uma parte importante dos cuidados de rosto.
A ordem da rotina de cuidados de rosto
Não basta ter os produtos certos – é preciso saber quando aplicá-los também. Aplicar um esfoliante depois da máscara ou um tónico depois do creme hidratante são passos que não fariam sentido, porque anulariam de imediato o efeito do produto anterior.
Aqui está a ordem simples de uma rotina da manhã, e outra da noite. Quer tenha todos os produtos mencionados ou apenas dois, esta ordem é sempre válida.
Rotina de dia
1. Cleanser; 2. Tónico; 3. Sérum; 4. Creme de olhos; 5. Tratamento localizado; 6. Creme hidratante; 7. Protector solar.
Rotina de noite
1. Desmaquilhante; 2. Cleanser; 3. Esfoliante; 4. Máscara; 5. Tónico; 6. Sérum; 7. Creme de olhos; 8. Creme hidratante ou de noite.