Se ainda não é seguro dizer que já todas as celebridades passaram pela fase do cabelo loiro platinado, andamos certamente por lá perto. Kim Kardashian, Gwen Stefani, Dua Lipa e Emilia Clarke são algumas das personalidades que, embora tenham cabelo naturalmente escuro, já o pintaram de platinado a certo ponto (no caso de Stefani, escolhendo essa cor como imagem de marca) e nos inspiram, ainda hoje, a fazer o mesmo. As naturalmente mais loiras, como Karlie Kloss e Jennifer Lawrence, também aderiram ao tom intemporal.
Mas pintar o cabelo desta cor não é uma decisão que se deva tomar sem antes ter em conta alguns aspectos. A Miranda diz-lhe tudo o que precisa de saber, antes de escolher o caminho do platinado.
Como funciona?
Quando dizemos “pintar” o cabelo de loiro platinado, o que na verdade queremos dizer é “descolorar”: um cabelo platinado tem ausência de cor, portanto qualquer cabelo mais escuro precisará de remover a sua cor natural de forma a criar uma tela quase branca. Esta cor é conseguida através de uma ou (geralmente) várias sessões de descoloração do cabelo, que devem sempre ser feitas por um profissional. Se decidir fazê-lo, prepare-se para tirar o dia; esta não é uma ida ao cabeleireiro de apenas uma hora, mas de pelo menos quatro, por isso leve snacks e bom material de leitura.
![]()
Depois da descoloração, o cabelo recebe um banho de toner – este produto vai eliminar o tom amarelado do cabelo, harmonizar a cor, e, consoante o desejado, deixá-lo mais loiro ou mais platinado. O toner é uma coloração temporária que vai desaparecendo com as lavagens, e é aí que entra o champô roxo: uma forma de prolongar o efeito do primeiro processo e de manter os amarelos à distância. Eventualmente, o cabelo amarelado e as raízes vão chegar. Se não quiser esse tipo de visual, terá de repetir o processo de descoloração no cabeleireiro.
Os cuidados em casa
Além do champô roxo obrigatório, outra parte muito importante é a hidratação, que deve ser levada muito a sério em cabelos descolorados. Quando o cabelo passa por um processo destes, fica muito mais frágil e seco, porque a descoloração abre as cutículas do cabelo e faz com que os fios percam muitos dos seus nutrientes naturais. Noutras palavras, um cabelo descolorado está sempre cheio de “sede” e desesperado por hidratação – e é por isso mesmo que deve dar-lha constantemente, para um aspecto macio e saudável.
![]()
Que tipo de hidratação pode dar ao seu cabelo descolorado? As máscaras são essenciais, assim como os óleos e os séruns. O champô seco, por outro lado, será um dos seus melhores amigos – o cabelo descolorado deve ser lavado menos vezes para manter o tom por mais tempo, e por ser já naturalmente mais seco que o cabelo normal.
Será que me fica bem?
Aquilo que fica bem a alguém é sempre relativo, mas no que toca a cabelos platinados a regra costuma dizer que, se foi loira em criança, este tipo de loiro ficar-lhe-á bem. O seu tom de pele (mais frio ou mais quente) também dá pistas quanto à cor que melhor lhe fica (se tiver pele de tom frio ficará quase de certeza bem com os tons mais brancos e acinzentados, enquanto as peles de tons quentes serão aconselhadas a pintar em loiros com tons dourados e mel).
Perguntas a fazer antes de dizer “sim” ao platinado
Tenho tempo, dinheiro e paciência para toda a manutenção que devo fazer em casa? Porque entre duches mais longos que o habitual, um sem número de produtos na casa-de-banho e a ida frequente ao cabeleireiro, vai precisar dos três.
Estará o meu cabelo em condições para aguentar uma série de descolorações? Se por exemplo costuma pintar o cabelo, será muito mais difícil remover as camadas de cor que já tem, e só depois chegar à sua cor natural. Isto implica descolorações mais agressivas ou divididas num maior número de sessões.
Irei gostar de me ver com cabelo loiro platinado? Afinal, esta é uma decisão irreversível, pelo menos até o cabelo natural da raiz ter crescido completamente. Se possível, experimente uma peruca da mesma cor antes de decidir descolorar, para ter uma ideia de como ficaria com o novo visual.
Se seguir em frente, esteja preparada para…
- Algum desconforto. O processo de descoloração aquece o escalpe e geralmente provoca alguma comichão, mas nada que seja excessivo (é por isso que é recomendado que não lave o cabelo nos dias antes da descoloração, para que a camada de gordura criada no escalpe ajude a protegê-lo). Pentear o cabelo também será um pouco mais complicado, porque passa a ter uma maior tendência para embaraçar.
- Uma nova imagem. Uma mudança de visual drástica tem um impacto enorme não só no cabelo em si, mas também na forma como este se relaciona com o seu rosto e com a roupa que veste. O cabelo claro tem tendência a dar uma aparência mais jovem e a iluminar o rosto, mas também a destacar algumas imperfeições. É possível que aquele batom que antes lhe ficava mal agora lhe fique bem (ou vice versa), que queira de repente usar mais ou menos maquilhagem, e que certas cores de roupa agora ganhem destaque, enquanto outras se apagam.
- Evitar a piscina e o mar, porque o cloro e o sal influenciam os químicos do cabelo descolorado e podem mudar ou remover a cor (o cloro, por exemplo, tem tendência a deixar o loiro platinado verde).